Acidentes bucais nas férias

Crianças vivenciam situações que as tornam mais suscetíveis a riscos de acidentes bucais. Saiba como agir nessas horas com os seus pequenos de todas as idades.

Aproveitar o tempo livre com a família e os amigos costuma fazer parte das férias de toda criança.  Nessa época, os pequenos gastam energia com muitas brincadeiras, seja com a prática de esportes, como skate, patins, bicicleta, futebol, ou mesmo com as atividades à frente da TV, jogando videogame ou assistindo a filmes. Toda essa diversão também pode trazer mais exposição aos acidentes. E quando falamos de acidentes bucais, nessa época do ano eles acontecem com maior frequência.  

Uma queda ou tropeço pode ter como consequência, por exemplo, um dente fraturado ou quebrado e traumatismo. Quando esse tipo de ocorrência acontecer, o primeiro e mais importante conselho é tranquilizar a vítima. Em seguida, é fundamental lavar a região machucada, estancar o sangue com um pano ou gaze limpos, colocar gelo envolto por um pano e levar a criança ao dentista. 

Caso ocorra a quebra do dente, é recomendado que os pais guardem o pedaço quebrado e levem para avaliação do dentista, que dirá se será possível utilizá-lo para reconstrução. Mas, caso não encontre parte do dente, não há com o que se preocupar. As técnicas e materiais odontológicos atuais podem reconstruir perfeitamente os novos sorrisos.

Já quando ocorre o traumatismo, a saúde do dente pode ser comprometida, pois uma forte batida pode trazer danos às estruturas ao redor da raiz e necessitar futuramente de tratamento de canal. Quando falamos de casos de avulsão, que é perda total do dente permanente, os pais devem tentar recuperar o mesmo sem segurar e esfregar a raiz e colocá-lo o quanto antes em posição original ou armazená-lo em um recipiente com soro fisiológico ou leite. 

Em todos os casos é essencial que um dentista seja procurado para realizar o tratamento adequado para cada situação. Com pequenos cuidados, as consequências podem ser minimizadas, garantindo um grande sorriso em todas as idades.   

 

Dra. Iara Hamaoka
Cirurgiã-Dentista especialista em Periodontia


Chat Odontoprev