Notícias

Institucional
19 AGO

OdontoPrev e A.C.Camargo firmam parceria

O Grupo OdontoPrev, maior operador de planos odontológicos da América Latina e o A.C.CamargoCancer Center, um dos maiores centros oncológicos integrados do mundo, celebram uma parceria inédita que visa auxiliar os profissionais da rede de atendimento da área odontológica no diagnóstico precoce do câncer bucal.

Aproximadamente 70% dos casos de câncer bucal ocorrem em regiões de fácil visualização. Segundo dados epidemiológicos do A.C.CamargoCancer Center, os locais mais comuns de câncer na boca são a língua (26%) e o lábio inferior (23%). Outros 16% são encontrados no assoalho da boca (abaixo da língua) e 11% nas glândulas salivares menores. O restante é encontrado em gengivas e outros locais.

Os cânceres de boca estão entre os mais frequentes. Em âmbito mundial, de acordo com o Globocan 2012, está entre os 10 tipos de câncer mais incidentes em populações de países em desenvolvimento e em minorias de países desenvolvidos. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o quinto em incidência, sendo 80% dos tumores diagnosticados em fase avançada e apenas 20% precocemente. O atendimento realizado em um centro especializado na doença e que concentra todas as etapasdesde o diagnóstico e tratamento até a reabilitação do paciente, com atuação multidisciplinar é fundamental.

A partir de agosto, os 6,4 milhões de beneficiários da OdontoPrev atendidos pelos mais de 28 mil profissionais da Rede UNNA, a rede credenciada de cirurgiões-dentistas do Grupo, terão à sua disposição o serviço de segunda opinião de especialistas do A.C.Camargo para avaliação de lesões suspeitas na cavidade bucal, possibilitando o diagnóstico precoce de câncer oral.

Por meio de uma nova funcionalidade no aplicativo Rede UNNA, será possível encaminhar um formulário junto à ficha e fotos de lesões bucais do paciente à área de Gestão de Qualidade da OdontoPrev. Após análise, os casos serão encaminhados aos profissionais do A.C.Camargo para emissão de laudos de segunda opinião. O período para o trâmite do serviço será de, aproximadamente, dez dias úteis.

“A OdontoPrev preza por um serviço de qualidade destinado a seus beneficiários e enxerga na parceria com o A.C.CarmargoCancer Center mais uma etapa no aprimoramento dos profissionais e parceiros de sua rede de atendimento, proporcionando as ferramentas necessárias para o diagnóstico precoce dos casos de câncer bucal na população brasileira”, comenta José Maria Benozatti, diretor Clínico do Grupo OdontoPrev.

De acordo com o cirurgião-dentista e diretor do Departamento de Estomatologia do A.C.Camargo, Fábio de Abreu Alves, é possível prevenir e fazer diagnóstico precoce de câncer oral na cadeira do cirurgião-dentista. "Os principais sinais detectados pelo dentista são placas esbranquiçadas, lesões avermelhadas e feridas (úlceras) que não cicatrizam. Consultas regulares podem ter um peso fundamental, pois a descoberta da doença em fase inicial aumenta as chances de sucesso no tratamento", destaca.

Fábio Alves acrescenta que estudos epidemiológicos mostram que 8 entre 10 pacientes que são diagnosticados na fase inicial da doença vivem mais do que cinco anos após o tratamento. Em caso de doença avançada, a taxa de sobrevida em cinco anos cai pela metade. "Geralmente, os sintomas relatados por pessoas que têm câncer de boca costumam ser de ardência, dormência e desconforto bucal. Em casos muito avançados, dor forte em regiões não especifica na boca. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor será o prognóstico", acrescenta. 

De acordo com o INCA, são estimados para 2016 cerca de 11.140 novos casos de câncer de cavidade oral em homens e 4.350 em mulheres. Na maior parte dos casos, o achado é incidental, durante o exame clínico realizado por médico ou por um cirurgião-dentista. Cerca de um terço dos pacientes têm menos de 55 anos. Esses cânceres podem ocorrer também em pessoas jovens, mas são raros em crianças.

A nova parceria com o A.C.Camargo incrementará a capacitação dos cirurgiões-dentistas credenciados à OdontoPrev, que, hoje, é proporcionada por meio de ferramentas como e-learnings, podcasts e publicações exclusivas, que fazem parte do Programa Partner Rede UNNA para Educação Continuada e são elaborados em conjunto com a FUNDECTO-USP. Esse programa de capacitação será complementado com boletins, informativos e vídeo aulas com a expertise do A.C.Camargo sobre a importância do diagnóstico precoce, características das lesões, fatores de risco entre outros assuntos relacionados a câncer bucal. No final do ano, o tema ‘Diagnóstico Precoce’ será abordado no Fórum Rede UNNA, evento científico exclusivo para a Rede Credenciada de cirurgiões-dentistas do Grupo OdontoPrev.

“A OdontoPrev pretende, desta forma, disseminar o conhecimento sobre o tema para os credenciados, além de oferecer mais um benefício a seus pacientes. Capacitar profissionais e fomentar o debate sobre câncer bucal é extremamente necessário e positivo. Ainda, por meio da parceria e de seus credenciados a empresa encontrou uma forma de dar continuidade à luta contra o câncer bucal”, finaliza o Dr. Benozatti.

Chat Odontoprev