1. O que fazer para ser atendido (a) na Rede Credenciada e marcar a primeira consulta?
Você poderá informar-se sobre os dentistas que poderão lhe atender via portal ou Disque OdontoPrev.
Pelo portal: www.odontoprev.com.br/redecredenciada. Em seu primeiro acesso, no campo login insira seu número de identificação que está no cartão OdontoPrev, digite seu primeiro nome e o sistema automaticamente solicitará uma senha permanente, de sua escolha. Com seu número e sua senha pessoal você terá acesso permanente através do site a diversas informações, e na opção Pesquisar Dentistas você poderá selecionar a cidade, bairro e especialidade desejada.
Pelo Disque OdontoPrev (0800 702 9000 - ligação gratuita).
Você receberá indicações com nome, endereço e telefone dos dentistas e especialistas mais adequados para o seu caso específico, seja em tratamento de rotina ou uma emergência.
Depois, é só ligar para o dentista ou especialista e marcar o dia e a hora da consulta. Lembre-se: quando for à consulta, leve com você o seu cartão de identificação OdontoPrev e também o seu R.G .
2. Há limites para o número de consultas ou tratamentos?
Você poderá realizar os tratamentos necessários, que possuírem indicação clínica sem limites de utilização.
3. Existe garantia para os tratamentos realizados pela Rede Credenciada OdontoPrev?
Sim. Todos os eventos executados na Rede Credenciada OdontoPrev têm garantia. Cada tratamento possui expectativa de durabilidade que depende de suas características e do quadro clínico individual de cada paciente.
4. Qual a finalidade das radiografias solicitadas pela OdontoPrev na realização de meus tratamentos?
A Radiografia é um exame complementar que auxilia no diagnóstico de patologias odontológicas, muitas vezes somente detectáveis através desta técnica, como por exemplo: cistos, lesões de cáries, tumores, lesões de cáries sob restauração, entre outros. Na OdontoPrev as radiografias também são utilizadas para verificação rigorosa da qualidade dos tratamentos realizados. Dessa maneira, seu tratamento estará sendo revisado pelo auditor e você saberá que o procedimento realizado foi feito adequadamente, garantindo sua segurança e tranqüilidade.
5 . Existe algum tipo de risco ao me submeter às radiografias?
O risco que o indivíduo tem ao ser submetido a uma radiografia realizada em consultório odontológico dentro dos padrões de biossegurança, estabelecidos pela Vigilância Sanitária, é estatisticamente insignificante e vai decrescendo com a idade. Para que você tenha uma idéia aproximada desse risco, segue uma comparação prática entre o efeito de radiografias e o equivalente ao tempo de exposição solar: 8.333 Radiografias Periapicais (radiografias simples de consultório) equivalem a 1,0 dias de exposição ao Sol. 961 Radiografias Panorâmicas (radiografias feitas em Institutos de Radiologia) equivalem a 8,6 dias de exposição ao Sol. Nota: crianças até 7 anos incompletos e gestantes não precisam realizar radiografias.
6. Caso tenha marcado consulta com profissional credenciado e não possa comparecer, como devo proceder?
Neste caso, é importante entrar em contato com o profissional e desmarcar a consulta com antecedência mínima de 24 horas. A falta de comunicação dentro do prazo dá ao profissional a possibilidade de cobrança em virtude da falta, no valor aproximado de R$12,00.
7. Como posso utilizar o Portal OdontoPrev?
Entre no portal OdontoPrev (www.odontoprev.com.br) no menu associado e escolha a informação que deseja obter. Em seu primeiro acesso, insira seu número de identificação que está no cartão OdontoPrev, digite seu primeiro nome e o sistema automaticamente solicitará uma senha permanente, de sua escolha. Com seu número e sua senha pessoal você terá acesso permanente através do site a diversas informações como: prontuário virtual (fichas clínicas, radiografias e histórico de tratamento), Rede Credenciada, extrato de utilização, entre outros.
8. Não quero continuar meu tratamento com o dentista atual.
Você poderá procurar outro dentista para realizar seu tratamento, lembre-se apenas de solicitar ao dentista anterior para encerrar sua ficha atual. Após o encerramento você poderá utilizar outro profissional.
9. Por que devo ir ao dentista regularmente e qual a periodicidade indicada?
Ao visitar o seu dentista regularmente, você estará evitando o aparecimento de doenças bucais como a cárie, gengivite e problema de mau hálito; além de outras doenças mais graves que quando diagnosticadas precocemente são tratadas com sucesso. Atualmente o tratamento dentário está direcionado para a prevenção, portanto as consultas de manutenção e controle realizadas aproximadamente a cada seis meses ajudarão a manter a sua saúde bucal por mais tempo.
10. O que fazer, caso não encontre um cirurgião-dentista da Rede Credenciada OdontoPrev?
Nesse caso, entre em contato com o Disque OdontoPrev (0800 702 9000).
11. Qual o critério para o credenciamento de um cirurgião-dentista?
Após uma análise da demanda da região, a Consultoria Clínica da OdontoPrev realiza uma criteriosa análise da formação, da especialidade e das características do consultório deste profissional. Estes critérios são importantes para manter a qualidade nos serviços oferecidos e a satisfação dos associados.
12. Qual a cobertura do meu plano?
No link "Planos e Coberturas" você tem acesso a toda a cobertura do seu plano. Ou, se preferir, pode entrar em contato com o Disque OdontoPrev 0800 702 9000
13. O dentista com quem estou tratando está reclamando da OdontoPrev.
Caso isto ocorra, ligue para o 0800 702 9000 informando o ocorrido. Será aberta uma ocorrência para que possamos entender e esclarecer o ocorrido. Caso seja de sua vontade não mencionar seu nome não há problemas, precisamos apenas do nome do dentista para que o consultor de campo que o atende possa fazer o contato. Com isto, você estará nos ajudando a manter uma rede de qualidade, com profissionais parceiros prontos para atendê-lo.
14. Qual a qualidade dos materiais utilizados pelo cirurgião-dentista em meus tratamentos?
A OdontoPrev possui um Programa de Reposição de Materiais em parceria com a Rede Credenciada que permite repor os principais materiais utilizados no tratamentos aos associados, disponibilizando sempre as melhores marcas do mercado. Por meio deste programa, o cirurgião-dentista credenciado pode escolher, dentro de uma vasta relação, a marca de sua preferência, que melhor se enquadre em sua metodologia de trabalho. Esse processo é gratuito para o cirurgião-dentista, permitindo total qualidade nos serviços prestados e a máxima satisfação dos associados.